quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Belém, os pastéis, o Mosteiro, a Torre

Lisboa amanheceu com uma névoa branca encobrindo toda a cidade. Mas ao contrário do que nós mineiros estamos acostumados - cerração baixa e sol que racha - o sol só deu as caras às 15h e sumiu rapidamente às 17h. Por aqui, anoitece cedo. Mas foi possível conhecer o Mosteiro dos Jerónimos - considerada edificação mais bonita de Lisboa e a maior obra prima da arquitetura manuelina- símbolo do período áureo de Portugal, um monumento construído com o lucro obtido com as viagens comerciais. O local guarda importantes túmulos - Vasco da Gama, Luis de Camões e Fernando Pessoa.


Mosteiro dos Jerónimos

Claustro do Mosteiro

Outro local de referência, em Belém, é o Padrão do Descobrimento - símbolo do orgulho nacional português. Com um perfil elevado, possui esculturas das figuras históricas do país, relembrando a imagem dos grandes navegadores. A base tem um mapa múndi que marca as vaigens. Do alto, a vista é de perder o fôlego - dizem, eu não fui  porque tenho uma certa fobia de altura.

A Torre de Belém é outra parada obrigatória. Guarda de forma elegante o acesso à Lisboa. Construída entre 1515 e 1519, por Dom Manuel I, a Torre de Belém é dedicada a São Vicente, padroeiro de Lisboa. É uma fortaleza cheia de escadas em caracol, fica a beira do rio Tejo. Tem 35 metros de altura e se eleva dos dois lados. Para visitar a Torre e o Mosteiro a dica é pagar um ticket só ao preço de 10 euros. Se quiser visitar apenas um deles, o preço é 6 euros.


Torre de Belém

Outra parada fantástica é na Fábrica dos famosos pastéis de Belém. A pastelaria com prateleiras cheias de garrafas e paredes de azulejos azuis e brancos, funciona desde que as ordens religiosas foram expulsas em 1834. A história é interressante: despejado de um mosteiro nas proximidades e obrigado a trabalhar para viver, em 1837 um monge vendeu a receita do doce mais famoso do mosteiro para o dono de uma loja vizinha. Dependendo do dia - apesar do local ser enorme, mesmo que pela fachada você não acredite - prepare-se para enfrentar filas. Mas vale a pena.


Fábrica dos Pastéis de Belém

Um comentário:

  1. Mulher de Deus, vc imagina como eu tenho vontade de viajar lendo seus posts? Você acredita que eu não subi na Torre de Belém? Motivo pra voltar. rs
    Bj

    ResponderExcluir